fbpx
LOADING

Saiba como fazer vídeos no Youtube com Resultados para sua empresa

by Nathalie Mota junho 03, 2019

gestão mídia youtube

 

A plataforma tem várias vantagens para quem produz conteúdo nela: conta com servidores estáveis, tem opções de monetização, é gratuita e tem maneiras variadas de aumentar a visibilidade do seu canal.

Além disso, são assistidas mais de um bilhão de horas de vídeos no youtube por pessoas no mundo inteiro todos os dias. Isso mesmo.

O youtube está crescendo tanto que vem roubando o espaço da TV na vida da população. Isso porque as pessoas querem a comodidade de assistirem o que quiserem, na hora que quiserem e de qualquer lugar.

Quem está envolvido nessa migração, também começa a investir na produção de vídeo marketing por meio do Youtube com a finalidade de aumentar a visibilidade do seu negócio.

Se deparando com isso, pode parecer complicado criar um vídeo bom que alimente um canal e te ajude a engajar o público nesse meio tão concorrido. Te garantimos que não é.

Vamos te mostrar um guia completo de tudo o que você precisa saber para começar hoje mesmo a investir na plataforma para sua empresa.

O youtube é a plataforma certa para o seu negócio?

Em outro texto, ensinamos que para suas redes sociais fazerem a diferença, ela precisa de duas coisas:

O público-alvo (sua persona) precisa utilizar esse rede social;

O público-alvo deve gostar de interagir com o seu formato de conteúdo.

Isso significa que não bastam só números. Esses números tem que interagir com a sua empresa (leads)

Se pensando nisso você tiver a certeza de que o seu negócio combina com a plataforma, você deve começar agora mesmo a usar o Youtube.

 

Por que é importante estar no Youtube?

Como citei a cima, o ritmo corrido das cidades mudou tanto os hábitos das pessoas que é difícil alguém conseguir acompanhar as programações dos canais de TV.

Isso fez com que tivéssemos a necessidade de consumir informações de forma simples e rápida em qualquer lugar por não ter tempo em casa.

Nesse cenário, plataforma como o Youtube e os serviços de streaming (como a Netflix) foram ganhando espaço.

O que atrai as pessoas para esse novo modelo é: desde que tenha um dispositivo móvel com internet, ela consegue assistir o que quiser e onde quiser.

Podemos comprovar com dados: a Cisco prevê que o tráfego partindo de redes mobile irão representar 66% de todo o tráfego em 4 anos, e estes números são apoiados por outras pesquisas.

Em estudo recente, o IAB confirmou que mais espectadores estão acessando vídeo através de seus dispositivos móveis, cerca de metade do nosso consumo diário de mídia digital vindo por meio de smartphones e tablets.

Com tudo isso apresentado, se os consumidores trocaram suas preferências, você também precisa mudar o planejamento estratégico da sua empresa para ser notado por eles, certo?!

 

Conhecer o seu público:

A primeira coisa a se fazer é sempre conhecer sua audiência. Só se consegue um bom número de views quem sabe com quem está falando e consequentemente sabe as melhores formas de gerar interesse.

Por isso, invista no desenvolvimento de uma persona. Já explicamos esse assunto aqui, lembram?!

 

Como se apresentar no Youtube?

O que empresas e influenciadores de sucesso no Youtube têm em comum? TODAS possuem uma forma exclusiva de se apresentar.

Quando estruturamos uma estratégia, definir qual será o seu personal branding, ou seja, definir como as pessoas irão ver a sua empresa, é um passo muito importante.

Adotar uma forma mais próxima a realidade do seu público é uma forma de despertar empatia e conquistar audiência.

 

Pesquisar a concorrência:

Sim, ter um concorrente que faz sucesso é o melhor sinal de que você também consegue!

É uma boa forma de você pensar em uma forma de como abranger o mesmo assunto de diferentes ângulos, que possam interessar tanto quanto ou talvez mais ainda ao público-alvo.

Mas e se não achar nenhuma concorrência?

Procure em outras plataformas! Isso mesmo. Pesquisar em outras plataformas que veiculem informações relacionadas ao seu assunto.

Se existem pessoas procurando por isso na internet, há a possibilidade delas se interessarem por vídeos do assunto. Tem a chance de você ainda ser o pioneiro!

 

Escolher um conteúdo:

A parte de criação de conteúdo do vídeo é onde geralmente complica, e é ele que vai atrair, prender e engajar o seu possível cliente. Pois bem, estamos aqui para descomplicar!

Tema:

Existem formas simples de escolher quais conteúdos devem produzir, duas delas são: pesquisar os conteúdos já existentes e utilizar o conhecimento sobre sua persona definindo assim soluções para os problemas ou desejos que ela gostaria de realizar.

Assim é possível explicar qualquer questão que se relacione a sua empresa e assim melhorar a imagem dela.

SEO – Otimização de vídeos no Youtube:

 Já ouviram falar sobre SEO para vídeos no Youtube?

Ele é a peça fundamental para o sucesso de um vídeo. É o conjunto de estratégias para aparecer entre os primeiros resultados de uma busca.

É cada vez mais importante aplicar técnicas de otimização para ferramenta de busca em vídeos, já que a exposição e quantidade de views dos vídeos, dependem diretamente se o seu vídeo é fácil de ser encontrado.

Palavra-chave:

Existem formas bem simples de descobrir palavras-chave para ranquear melhor seus vídeos. Faça o teste na barra de buscas do Youtube: comece com uma palavra e ela automaticamente te sugere uma frase mais completa.

Essas palavras são as mais pesquisadas da plataforma, avalie então se você consegue produzir um conteúdo a respeito pois, o Título (palavra-chave) tem que ser relacionado ao seu conteúdo.

Outra forma de achar sua palavra-chave ideal é, novamente dar uma olhada no seu concorrente e ver as tags que eles utilizam. Lembre-se: se for pesquisar em um concorrente, escolha um bem sucedido na plataforma.

Título:

gestão de youtube

O título do seu vídeo é responsável pelo seu ranqueamento na plataforma.

Depois de achar uma palavra-chave pela qual você quer que eu vídeo seja encontrado, para sinalizar ao Google sobre o que ele se refere, lembre-se que o Google não “lê” o que está sendo falado.

Por isso, o título não pode ser uma palavra aleatória e nem muito extenso. Inclua sempre que possível as palavras-chave no início e se for necessário, coloque o nome da sua empresa no final pois, as pessoas procuram soluções na internet e só depois lembram de buscar por marcas.

Descrição do vídeo:

mídias sociais e youtube

Esse é outro elemento importante para o ranqueamento do seu vídeo. Ela também serve para informar ao Google sobre o seu conteúdo e também para o usuário.

Insira sempre palavra-chave no início da sua descrição e mantenha o texto dentro do limite de caracteres.

Portanto, para cada vídeo, escreva uma descrição relevante para seu assunto, algo que complemente para incentivar o usuário a clicar no seu vídeo. Se possível, insira também na descrição uma URL direcionando para seu site, redes sociais ou produto.

Tags:

Escolha pelo menos 4 palavras-chave, relacionadas ao seu vídeo, de preferência as que tenham sido usadas em vídeos semelhantes e as coloque no campo de tags do seu vídeo.

Isso fará com que você seja achado mais rapidamente, melhorará o seu posicionamento e fará com que seu vídeo esteja na lista de vídeos sugeridos.

Compartilhar e Incorporar:

gestão mídia youtube compartilhar incorporar

Incentive sempre o usuário a compartilhar o seu vídeo, a dar likes e a se inscrever. A plataforma disponibiliza o compartilhamento para que a divulgação seja feita em várias plataformas.

A incorporação é a possibilidade que você tem de indexar seu vídeo a blogs e sites. Pode ser do seu próprio ou o de parceiros, isso é um ótimo sinal de popularidade para o Google e irá contribuir para que seu vídeo ganhe destaque nas buscas.

Thumbnails:

Para nós, produtores de vídeo, as miniaturas (thumbnails) personalizadas fazem toda a diferença. Thumbnails nada mais é do que imagens estáticas que aparecem no seu vídeo antes do play.

Uma boa thumbnail te ajuda a conseguir mais views, a criar uma identidade para o conteúdo – chamando atenção para o seu vídeo. Além do título, a miniatura é a forma que você irá apresentar o seu conteúdo e atrair pessoas a assistí-lo.

Ela é decisiva para aumentar a taxa de cliques nos vídeos e com isso gerar mais engajamento. Ou seja, as melhores thumbnails atraem mais cliques.

thumbnails youtube

Como nesse print, ao procurar pelo canal do Multishow, conseguimos perceber os vídeos oficiais do canal, por criarem uma identidade com as thumbnails.

Deixam o assunto do vídeo bem legível e sempre da mesma forma, chamando atenção de quem vê e dando para diferenciar o oficial dos vídeos que outros canais postam. Por isso ela se faz tão importante.

 

Equipamentos:

Embora a plataforma não exija superprodução, têm alguns pontos importantes: A qualidade do vídeo precisa ser levada em consideração – os vídeos em HD possuem uma qualidade melhor e por isso são mais bem vistos pelo Google do que os vídeos SD.

Não se engane achando que enviando arquivos menores, terá algum tipo de vantagem pois não é assim que funciona. Se o objetivo é ganhar mais inscritos, o primeiro ponto a ser trabalhado é esse.

Cuide do áudio e da iluminação também. Esses são os pilares de um bom vídeo, pois possibilitam que a mensagem do seu conteúdo seja transmitida da melhor forma.

Como você pode ver, SEO para vídeos no youtube é um trabalho relativamente simples, mas cheio de detalhes que necessitam estudos recorrentes. Como é sobre um crescimento orgânico, exige atualização, sempre.

Mas você sabe como alcançar seus objetivos mais rápido?

Um conteúdo de boa qualidade é tão importante quanto saber divulga-lo, afinal quanto maior o número de pessoas virem o seu vídeo, melhor será para o engajamento do seu negócio.

Já sabemos que o Youtube é uma excelente plataforma, e para ajudar a alavancar um canal de busca onde os resultados são orgânicos, nada melhor do que dar um empurrãozinho através da opção paga, que é o Youtube Ads.

O que é o Youtube Ads?

Nada menos do que os anúncios da plataforma de vídeo mais utilizada no mundo. Segundo a própria plataforma: “Qualquer vídeo enviado ao YouTube pode ser um anúncio. Os anúncios em vídeo são exibidos antes de outros vídeos no Youtube, ao lado do player e nos resultados da pesquisa.”

Além disso, você tem o controle sobre o orçamento diário, podendo gastar quando achar melhor.

A plataforma possui uma segmentação muito boa que te ajuda a alcançar o cliente que você definiu, seja por idade, sexo, localização, interesses e por ai vai.

Vale a pena investir?

Como já mencionamos aqui, hoje, assistir vídeos online é comum e tendo como reflexo disso o youtube conseguiu o status de terceiro site mais acessado do mundo.

Isso significa que ter um anúncio na plataforma pode gerar uma enorme visibilidade para sua marca/empresa.

Os dois principais benefícios do Youtube Ads são:

O objetivo de toda empresa é vender itens ou serviços, não é?! A plataforma Ads tem sido primordial pra quem almeja esses resultados.

Vamos apresentar os principais benefícios que sua empresa terá com a plataforma:

Segmentação – por poder escolher uma região específica, faixa etária dos usuários (de acordo com sua persona), interesses, a plataforma permite que você atinja as pessoas interessantes para o seu projeto, valorizando assim o seu investimento.

Nenhum desperdício – você só será cobrado se o usuário fizer a ação pré determinada por você. Além disso, é possível o limite e o valor máximo para o orçamento de cada campanha.

 

Quais são os tipos de anúncio?

Existem duas formas de anunciar o seu vídeo na plataforma e são:

In-Stream – o seu vídeo, aqui nesse formato, pode ser exibido antes, durante ou depois dos conteúdos que estiverem sendo assistidos.

Inclusive, você pode aparecer no meio do vídeo do seu concorrente, por exemplo, se o canal dele for monetizado.

youtube-ads

Sobre esse tipo de anúncio, é bom saber que o usuário pode pular o vídeo depois de alguns segundos. O objetivo é, ser atraente nos primeiros segundos de vídeo para fazer com que o usuário não pule e além disso, que ele vá para o seu canal se inscrever.

youtube ads anuncio

Vale lembrar que, desde 2016 o Youtube disponibilizou a opção de anúncio Bumper Ads, que não dá a opção para o usuário pular o conteúdo.

Esse tipo de anúncio vem crescendo muito por conta do baixo custo – é calculado pelo CPV (Custo por Visualização) – e alto nível de resultados.

Vídeo Discovery (true view) – nada mais é do que a sugestão que aparece para o usuário, feita pela plataforma quando é procurada certa palavra-chave.

youtube ads palavra chave

O anúncio é exibido na parte de vídeos relacionados assim como acontece na página principal do Youtube.

Além dessas duas opções de anúncio, ainda temos: sobreposição/banner e gráfico.

Os anúncios de sobreposição, são os que aparecem na parte inferior do vídeo, ocupando uma pequena parte da tela/imagem, chamados também de banner.

Os anúncios gráficos são os que aparecem em cima da lista de sugestão que a plataforma oferece, do canto superior do lado direito da tela.

Agora que você já entendeu como funciona e sabe da importância do Youtube para sua empresa, conheça os serviços especializados da DUNA para gestão de vídeos para o Youtube:

Produção de vídeo: Gravação e captação do áudio e vídeo – para gravação dos vídeos, separamos uma data e local, onde levamos todos os equipamentos necessários para uma boa gravação.

Pós produção e edição: Trilha sonora e identidade visual – cuidaremos de sua identidade visual para o canal ter destaque, que tenha a ver com você e com o que ele irá apresentar.

Além de produção e edição, também podemos fazer animações, deixando os vídeos mais atrativos.

Gerenciamento e relatório: Somos uma Agência de Marketing Digital com 10 anos de experiência no mercado, conhecemos as técnicas necessárias para te posicionar melhor na plataforma, com resultados reais apresentados por meio de relatórios.

Consultoria: Um gerenciamento é importante pois fazemos: a criação do seu conteúdo otimizado, estudos de oportunidades e até a frequência das suas publicações são importantes para nós.

Gestão de campanha no Youtube: Vamos te ajudar na criação do seu canal, gerenciamento do seu canal já existente e acompanhar todo o seu crescimento.

Com nossa experiência unida as possibilidades de campanhas que apresentamos, podemos te fazer alcançar resultados que demorariam anos para conseguir.

Social Shares
Nathalie Mota

Nathalie Mota Formada em Design Industrial com especialização em WEB. Co-fundadora da Agência de Marketing Digital DUNA. 10 Anos de experiência em Marketing Digital

DOWNLOAD GRATUITO

A CHAVE DO SUCESSO
PARA SUA EMPRESA

AS 4 ÁREAS MAIS IMPORTANTES DO
MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA
QUERO O MEU AGORA MESMO!
close-link